domingo, janeiro 27, 2008

Status report (18).

Com um gin tónico meio bebido à minha direita e a ouvir, na sala ao lado, a Judy Garland a cantar "A foggy day", composta / escrita por George e Ira Gershwin.

Morder a maçã.

You're not there.

E agora? A quem mando eu mensagens quando estou bêbado, quando saio do cinema com o coração cheio ou quando espero, sozinho ou com um livro, que alguém chegue para um café?

Ficção (49).

Estavam os dois sentados: ela olhava para o mar, ele para a ferrugem que brotava das pernas e de um dos braços da cadeira em que estava encaixado. Ele vira-se para ela e diz-lhe

- Um dia, do nada aparente, vais aperceber-te de que te esqueceste do teu nome; de que tiveste uma vida que a que tens com ele agora rasurou. Quando nesse dia acordares e vires que ele não está ao teu lado, não corras para o telefone porque todos os teus números antigos te estão vedados; porque não há já quem se lembre de ti. Não digas que não te avisei.

Ela sorriu, levantou-se e disse-lhe, virando costas,

- Eu sei.

Lady Macbeth.

Hei-de esfregar esta nódoa até que ela ou as minhas mãos desapareçam.

quarta-feira, janeiro 23, 2008

Vinte e oito.














it's a giant among clichés
and that's why I want you to sing it anyway
sing me Happy Birthday
'cause hell what's it all about
anyway


[ Andrew Bird: "The Happy Birthday Song." The Mysterious Production of Eggs. ]

segunda-feira, janeiro 21, 2008

A professora de inglês.

Na sua pronúncia depauperada, a professora de inglês prosseguiu com a explicação da conjugação do verbo to be no past simple sabendo, demasiado bem, duas coisas: she was not; she was nought.

Comentário desnecessário (61).

Puníveis por lei.

A ingenuidade e as expectativas deviam ser puníveis por lei. Podia ser que assim aprendêssemos.

Playlist.

Na quarta-feira passada estive numa biblioteca a transcrever um texto do século dezoito com Pizzicato Five, François Couperin, Patrick Wolf, The National, Mauricio Kagel, Joy Division, Lali Puna e Rufus Wainwright a tocarem nos meus ouvidos.

quinta-feira, janeiro 10, 2008

Status report (17).

A beber um chá forte bem quente, enquanto revejo uma transcrição feita na segunda-feira e acabo de reformatar o curriculum vitae. Na aparelhagem, The Rodgers and Hart Song Book, cantado pela Ella Fitzgerald.

Focus.

Ontem, das 15h15mins às 16h45mins.

Corte de cabelo e depois um salto a Sintra para comprar biscoitos.

Cinema.

Naturally, Sex and Art always took precedence over cinema but neither ever proved to be as dependable as the filtering of present light through that moving strip of celluloid which projects past images and voices onto a screen.

[ Gore Vidal: Point to Point Navigation. ]

Ficção (48).

O mágico parou a meio do palco. As luzes incidiam directamente sobre o cabelo que insistia em desaparecer. Pensou por momentos que talvez fosse esse o truque: o seu cabelo estar a desaparecer mesmo à sua frente, todos os dias, aos poucos; ou talvez o ter sido deixado pela mulher numa terça-feira ao fim da tarde, restando dela um bilhete escrito a Bic que não lera ainda. Talvez o truque fossem todas as noites que passou acordado a pensar no que fazer a seguir, ou no que andava a fazer; todos os empregos que teve e não teve para que os filhos acabassem a Faculdade. O público aguardava.

Sem hesitar, arregaçou primeiro a manga esquerda; depois a direita. Virou as palmas das mãos para a frente e disse, seco,

- Nada na manga

sabendo perfeitamente que não falava de ilusionismo; que esgotara todos os truques.

Código de barras.














O marcador é meu, mas o cinquenta e três é teu.

terça-feira, janeiro 01, 2008

2008.

A passagem de ano começou às sete da tarde e foi até às três e picos ou quatro e pouco da manhã. Álcool q.b., comida em demasia, dois DVDs e muito boa disposição. No primeiro dia do ano - e como não poderia deixar de ser -, aqui fica o desejo costumeiro: um óptimo 2008.

Só como curiosidade, duas das primeiras coisas do ano: o chá foi o Earl Grey Polish blend Nº 18, da Kusmi; o CD foi o Die Kunst der Fuge (BWV 1080), de J. S. Bach e tocado pelo Grigory Sokolov.